Mapa de Colonia del Sacramento

Com uma população de aproximadamente 40.000 habitantes a capital coloniense não é uma cidade que ocupa uma grande superfície. Como se pode apreciar no mapa de Colonia, a localidade está estendida de Sul a Norte, onde a maior parte da população se encontra na zona mais próxima da costa.

O setor mais importante da cidade é o que se conhece como “Barrio Histórico”, que se situa ao sul da mesma e é onde começou a vida neste departamento quando chegaram os imigrantes portugueses.

Plano de Colonia del Sacramento

A partir desse lugar a cidade começou a se expandir para o leste e principalmente para o norte. A pouca distancia do bairro mais antigo se encontra o porto, onde nasce uma das ruas mais importantes como a Avenida Roosevelt, que desemboca na Rodovia 1 que conduz a Montevidéu.

Sobre o norte da cidade é onde se podem encontrar os lugares mais sofisticados, como o campo de golfe e o “Hipódromo Real de San Carlos”. Neste setor também se pode encontrar a saída da Rodovia 21, que é a que leva a outros departamentos como Soriano, Río Negro, etc.

Como pode se apreciar neste plano de Colonia, sobre o sul da cidade na beirada do Río de la Plata se situa a famosa Rambla Costanera, que nasce onde se encontra o estádio de futebol e chega até a localização do campo de golfe, percorrendo grande parte do comprimento da cidade.