Espacio Cultural y Museo del Ferrocarril de Colonia

Museo del Ferrocarril en Real de San Carlos

O recentemente inaugurado Espacio Cultural y Museo del Ferrocarril de Colonia oferece uma proposta diferente para conhecer a história e a magia desta cidade colonial. Situa-se frente à famosa arquitetura da Plaza de Toros, no bairro Real de San Carlos de Colonia del Sacramento. Neste complexo se pode visitar o interior de quatro vagões de trem antigos que foram reconstruídos por um grupo de expertos e aficionados.

História no Museo del Ferrocarril de Colonia

Os vagões foram declarados “Monumento Histórico del Patrimonio Ferroviario de Uruguay” e adquiridos por privados em um remate da Administración de Ferrocarriles del Estado (AFE), no ano 2004. Estas peças históricas foram restauradas com partes de outros furgões antigos, respeitando a estrutura original e tendo fotos da época como guia. O museu é uma verdadeira viagem no tempo à época em que os trens constituíam um meio de transporte muito usado no Uruguai.

O museu ocupa parte do prédio que em outra época foi o “Complejo Mihanovich”, construído a começos do século XX pelo milionário empresário da Argentina, Nicolás Mihanovich filho. As obras deste ambicioso projeto ainda se podem visitar na zona do Real de San Carlos: a Plaza de Toros de estilo morisco, um Hotel Cassino e um “Frontón de Pelota Vasca”.

A próxima obra de Mihanovich seria uma estação de trem, onde hoje se situa este museu e espaço cultural. No vagão numero 151, que recebe o nome de Museo de San Carlos, se exibem objetos antigos de ferro carris e lembranças que pertenceram ao complexo turístico de Mihanovich.

Visitas ao Museo del Ferrocarril de Colonia

O Espacio Cultural y Museo del Ferrocarril de Colonia permanece aberto ao público entre as 10 e as 18 horas de quintas a domingos.  A entrada custa três dólares e inclui uma visita guiada. Por maior informação entre em contato através do fone (598)4252-1496.

No Salão de Arte de este espaço cultural, eventualmente se oferecem exposições, concertos e obras de teatro. No vagão numero 560 funciona uma Biblioteca-livraría, onde se exibem revistas, fotografias, livros que datam do século XX, referentes ao tema do ferro carril no Uruguai.

O estabelecimento também conta com uma loja de presentes e souvenires na Estación del Real de San Carlos. A estação é uma construção recente, feita segundo os modelos originais, que também abrange a bilheteria do museu. Para os que querem ter uma lembrança bem original de Colonia, os visitantes podem provar-se roupa da época e tirar fotos com os vagões, simulando um postal de começos de século XX.

O vagão 1900 abrange uma cafeteria.