Aeroporto de Colonia del Sacramento

Na atualidade o aeroporto de Colonia não conta com um tráfego importante devido a que não há uma grande demanda de voos, ainda mais tendo em conta que está situado em uma zona de pouca população e relativamente perto de outros terminais aéreos muito importantes.

O aeroporto se encontra sobre a Rodovia 1 a uns quilômetros da capital coloniense, e a pesar que não tem uma atividade comercial importante está considerado como o terceiro terminal aéreo mais importante do país, depois do Aeroporto Internacional de Carrasco e do Aeroporto Internacional Curbelo (Laguna del Sauce), situado a poucos quilômetros de Punta del Este.

O mesmo é conhecido como “Aeropuerto Internacional Laguna de los Patos”, e soube ter trabalhando a varias companhias aeras já desaparecidas como ARCO, Aero Uruguay e LAPA, que uniam a cidade coloniense com a capital argentina Buenos Aires. Na atualidade somente a companhia aérea Air Class usa as instalações deste terminal aéreo, mas para realizar escalas em suas viajes de Montevidéu à principal cidade argentina e vice versa.

 

 

Contudo, no correr do ano 2010 começou um novo empreendimento através do governo, que pretende por meio de inversões de capitais privados, melhorar e desenvolver a infra estrutura do aeroporto de Colonia com o objetivo que volte a ter o uso que teve anos atrás, motivo pelo que o transporte aéreo seja, em um futuro, uma das principais vias de acesso a esta cidade do país uruguaio.

Na atualidade o principal atrativo que tem o aeroporto é o festival aéreo organizado por Colonia Aero Club, que se realiza todos os anos. Realizam-se diferentes exibições como pára quedismo, acrobacias aéreas, amostra de aeronaves antigas, demonstrações em voo e aeromodelismo.